Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão
Por que participar? Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.
Em todos os cantos do país, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.
Quem pode participar?
2021 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.
Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

A participação continua por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.
Categorias 2021
  • Reguladas pelo Bacen e ANS
  • Não enquadradas no item anterior
Níveis de maturidade
  • Primeiros Passos
  • Compromisso para a Excelência
  • Rumo à Excelência
Vamos? É uma grande oportunidade para chegar mais perto do futuro do cooperativismo no Brasil, ampliar sua rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da sua cooperativa.

Sim!
Inscrição
Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.
A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.

Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.
Inscrição > 08/02 até 30/06 de 2021

1ª ETAPA
Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão.
DATA 01 a 16/07 de 2021
2ª ETAPA
Envio de documentos e visitas virtuais de avaliadores para a validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.
DATA 19/07 a 22/10 de 2021
3ª ETAPA
Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas virtualmente pelos avaliadores.
DATA 25 a 29/10 de 2021
4ª ETAPA
Avaliação da Banca Julgadora para definição das cooperativas que receberão selo, as que serão premiadas, além das que receberão destaques.
DATA 01 a 05/11 de 2021
  • Edição 2019
    Edições Anteriores
    Veja como foram as cerimônias de premiação.
    2019
  • Edição 2017
    Edições Anteriores
    Veja como foram as cerimônias de premiação.
    2017
  • Edição 2015
    Edições Anteriores
    Veja como foram as cerimônias de premiação.
    2015
  • Confira
    Edições Anteriores
    Veja como foram as cerimônias de premiação.
    2013

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Quem pode participar do prêmio?
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é dirigido às cooperativas matrizes e singulares, centrais ou federações registradas e regularizadas com a OCB e com o Sescoop. O regulamento traz informações detalhadas sobre as condições de participação. Antes de se candidatar, é preciso ler o regulamento na íntegra.
2. Como faço para saber se a minha cooperativa está adimplente com a OCB e o Sescoop? Caso não esteja, tenho tempo de regularizar?
A regularidade junto à OCB refere-se à Resolução nº 50/2018. Se não conseguir essa informação na própria cooperativa, entre em contato com a Organização das Cooperativas Brasileiras no seu estado, que irá orientá-lo para a regularização. Já a adimplência junto ao Sescoop se refere à contribuição compulsória que é feita sobre a folha de pagamento dos salários dos empregados. Essa contribuição deve ser declarada na GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), no campo 11 – Código de Terceiros; o código que deve ser utilizado para que a contribuição vá para o Sescoop é o 4163 ou o 4099. Mas não basta declarar, é necessário pagar a contribuição por meio da GPS (Guia de Recolhimento da Previdência Social), colocando o valor no campo 9 – Valor Outras Entidades. A comissão julgadora do prêmio fará essa conferência. Consulte o contador da cooperativa para verificar a regularidade desse recolhimento. Isso vale apenas para as cooperativas que têm empregados. Para outras informações, entre em contato com a unidade do Sescoop do seu estado.
3. Quantos anos de existência a cooperativa precisa ter para participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão?
Diferentemente do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), para o qual não é relevante o tempo de existência da cooperativa, para participar do Prêmio, a cooperativa tem que ter pelo menos 3 (três) anos de existência, em função dos indicadores de resultado que são solicitados; assim, para o Ciclo 2021, a cooperativa tem que ter sido registrada no CNPJ até 31/12/2017, pois aí terá indicadores de 2018, 2019 e 2020.
4. Como será a visita virtual?
Assim que confirmada a classificação para a segunda etapa, a equipe de avaliação do prêmio enviará um e-mail para a cooperativa classificada informando a data da visita virtual, o link de acesso para a reunião virtual e solicitará o envio de vários documentos da cooperativa para a análise dos avaliadores. O envio dos documentos tem prazo definido, aquelas que não enviarem dentro do prazo ou enviarem menos do que 80% dos documentos solicitados serão automaticamente desclassificadas.
5. Como participar do Destaque Governança?
A candidata deverá apresentar aos avaliadores, como parte integrante de sua avaliação, a Ficha de Descrição de Boas Práticas, com um exemplo da sua cooperativa.
6. Cooperativas pequenas podem participar do prêmio?
Sim. O prêmio tem como objetivo reconhecer boas práticas de gestão e governança cooperativista, que não dependem do porte da cooperativa.
7. Qual a diferença de cooperativas reconhecidas e premiadas?
Cooperativas reconhecidas serão todas as cooperativas que após receberem a visita virtual obtiverem o índice mínimo para o recebimento do Selo de Excelência. As cooperativas premiadas serão as cooperativas que obtiverem os maiores índices entre as cooperativas com o Selo de Excelência. As cooperativas premiadas participarão da Cerimônia de premiação e receberão um troféu.
8. Quem deve preencher os questionários diagnóstico e autoavaliação?
O preenchimento dos diagnósticos de Governança e Gestão deve ser feito por profissionais do nível estratégico, preferencialmente os dirigentes, pois é preciso ter visão geral e sistêmica do funcionamento da cooperativa. É possível também delegar essa responsabilidade a outros profissionais, ou realizar o preenchimento em conjunto, em reuniões. Em qualquer caso, o presidente ou diretor da cooperativa deve validar o conteúdo e a inscrição ao prêmio.
9. A cooperativa terá acesso às respostas dos diagnósticos de outras cooperativas?
Não. Cada cooperativa receberá um login e senha, tendo acesso, portanto, apenas às próprias respostas.
10. Quem receberá o Destaque Busca pela Excelência?
As Bancas Avaliadora e Julgadora escolherão cooperativas representantes das 5 regiões do Brasil que se destacaram no processo pela busca da excelência, mas que ainda não foram premiadas. As cooperativas que receberem o Destaque Busca pela Excelência participarão e receberão menção honrosa na Cerimônia de premiação.
Fale Conosco
Se você quer saber mais ou esclarecer alguma dúvida, entre em contato com a gente:
Site do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano
Mostrar Aviso